Cultura Afro Brasileira e da Capoeiragem.

            A cultura afro brasileira deveria ser falada na educação no ensino fundamental e médio, porém não existe isso. As leis que fazer com que inclua na base escolar a cultura afro brasileira, mas muitas da vez os professores acabam passando por cima do conteúdo e as vezes a mesma e visto apenas em história. De acordo com a Ma. Wanderléia Silva Nogueira, o negro e visto apenas na história como povo africano os escravos. 
            Quando se pensa na história da África percebe-se, que ela é uma grande etnia, porém quando vai falar dela mostra apenas a pobreza, mas o que se vê e que a mesma e mais rica do que nosso país. Isso pode e deve ser usado não apenas em uma aula de história, mas também em uma aula de geografia.
           Outro ponto de destaque são os Quilombolas, que estão presentes em todo o Brasil. Eles são marcados por suas lutas, e até hoje como exemplo por lutarem por seus direitos, por lutarem pelas suas terras, e no meio urbano.
          Como se sabe a capoeira não é africana, mas foi criada por negros quilombolas africanos. Os mesmos usavam ela para se prepararem para lutar e fugir, suas canções eram cantadas nas línguas deles, pois se os senhores descobrissem que era um aquecimento para fugirem ou lutar não deixavam mais eles praticar.
       Em nosso meio, o espaço físico, conjunto das sociedades acabam si relacionando, a língua também tem sua identidade pelo, a capoeira do mesmo jeito, ela e um tipo de relacionamento entre mestre, coro, os jogadores e os que ainda vão jogar. Cada grupo tem suas regras de conduta, isso e um tipo de cultura dentro da roda da capoeira.
Nesse sentido o corpo faz parte da comunicação o que nos ajuda por exemplo na capoeira. A mesma não e só golpes rápidos, mas também e um jogo, música uma cultura, mas acima disto e uma família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudades

R .A Sem piedade a saudade bateu estava descontrolado com o cheiro do seu perfume exalando em meu quarto como se fosse um pomar . varias le...