Educação inclusiva
O tema Educação inclusiva constitui uma
das grandes preocupações da sociedade atual, e os projetos de inclusão escolar
á medida que abrem espaços para atuarem com a heterogeneidade existente em sala
de aula. O ideal seria que todos os cursos de licenciatura
já tivessem em sua grade curricular uma disciplina que
trabalhasse o tema Educação Especial e Inclusiva, permitindo que o aluno fosse
gradativamente se preparando e conhecendo “todos” os desafios que poderá
encontra no decorrer de sua profissão. Isso ajudaria a ameniza insegurança que
aflige os professores ao se depararem com um estudante com
deficiência.
O Processo de Inclusão
Educacional é recente e cada vez mais vem sendo discutido no meio acadêmico,
permitindo melhorias significativas para as pessoas com deficiência. No Brasil, somente a
partir da década de 1960 as discussões sobre a educação especial começaram a
dar seus primeiros passos no âmbito do poder público, tornado possível a sua
institucionalização.
Na
década de 1990 várias conferências foram realizadas com o intuito de promover
debates e encontra soluções que garantissem o direito á educação para todos,
eliminando assim, o processo de exclusão daqueles indivíduos estigmatizados
pela sociedade. A Conferência Mundial de Educação Especial, realizada em Salamanca na
Espanha em 1994, resultou na Declaração de Salamanca, que hoje constitui um dos
mais importantes documentos em defesa dos direitos da “Educação para Todos”.
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