Educação inclusiva

                  O tema Educação inclusiva constitui uma das grandes preocupações da sociedade atual, e os projetos de inclusão escolar á medida que abrem espaços para atuarem com a heterogeneidade existente em sala de aula. O ideal seria que todos os cursos de licenciatura já   tivessem em sua grade curricular uma disciplina que trabalhasse o tema Educação Especial e Inclusiva, permitindo que o aluno fosse gradativamente se preparando e conhecendo “todos” os desafios que poderá encontra no decorrer de sua profissão. Isso ajudaria a ameniza insegurança que aflige os professores ao se depararem com um estudante com deficiência.
              O Processo de Inclusão Educacional é recente e cada vez mais vem sendo discutido no meio acadêmico, permitindo melhorias significativas para as pessoas com deficiência. No Brasil, somente a partir da década de 1960 as discussões sobre a educação especial começaram a dar seus primeiros passos no âmbito do poder público, tornado possível a sua institucionalização.
               Na década de 1990 várias conferências foram realizadas com o intuito de promover debates e encontra soluções que garantissem o direito á educação para todos, eliminando assim, o processo de exclusão daqueles indivíduos estigmatizados pela sociedade. A Conferência Mundial de Educação Especial, realizada em Salamanca na Espanha em 1994, resultou na Declaração de Salamanca, que hoje constitui um dos mais importantes documentos em defesa dos direitos da “Educação para Todos”.

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